
Foto: Agência Brasília
DF lidera ranking nacional de esclarecimento de homicídios dolosos
O relatório Onde Mora a Impunidade?, divulgado pelo Instituto Sou da Paz, coloca o Distrito Federal (DF) no topo do ranking nacional de esclarecimento de homicídios dolosos. Com uma taxa de 90% de casos resolvidos em 2022, o DF lidera o índice de identificação e denúncia de autores de homicídios, seguido por Goiás e Mato Grosso do Sul.
O estudo foi construído com base em dados obtidos junto aos ministérios públicos e tribunais de justiça de todas as unidades da Federação, coletados via Lei de Acesso à Informação. Foram analisados 22.880 homicídios dolosos registrados em 2022, dos quais 8.919 resultaram em denúncias criminais até o fim de 2023.
Esses números destacam a capital do país como referência no combate à impunidade, refletindo uma estrutura eficiente de investigação e denúncia de crimes, além da eficácia das políticas públicas de segurança implementadas.
Iniciamos com o fortalecimento da integração das forças de segurança, mas fomos além. Hoje, temos uma política de segurança integral, que envolve não só as forças de segurança, mas também outros setores do governo e da sociedade.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
Da Redação
- NA LUPA: Com Leandro Grass, PT arrisca repetir desastre eleitoral de 2018 - 25 de julho de 2025
- Eduardo Bolsonaro aponta risco de sanções dos EUA contra Alcolumbre e Hugo Motta - 25 de julho de 2025
- NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2 - 24 de julho de 2025