Foto: Reprodução
Partido Novo desafia favoritismo de Motta e Alcolumbre nas eleições do Congresso e lança candidaturas para comando das Casas
O Partido Novo anunciou, nesta segunda-feira (27), as candidaturas de Marcel van Hattem (RS) para a presidência da Câmara dos Deputados e de Eduardo Girão (CE) para o comando do Senado. A movimentação desafia o favoritismo de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), principais cotados para liderar as duas Casas legislativas a partir de 1º de fevereiro.
No Senado, Eduardo Girão enfrenta o ex-presidente Davi Alcolumbre e o senador Marcos Pontes (PL-SP). Apesar de ser o principal nome do PL na disputa, Pontes não recebeu apoio integral de sua legenda, enquanto Alcolumbre já consolidou ampla base. O Senado usa cédulas impressas para votação, e o pleito exige maioria absoluta dos votos (41 de 81 senadores) para a vitória.
Além da presidência das Casas, os parlamentares escolherão as Mesas Diretoras, que incluem vice-presidentes, secretários e suplentes. As eleições internas definirão os rumos do Legislativo pelos próximos dois anos, com impactos diretos na governabilidade e na articulação política do Executivo.
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

