
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
SENADO: Damares promove audiência na CDH para ouvir familiares de presos do 8 de janeiro
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado vai realizar na próxima quarta-feira (16), às 14h30, uma audiência pública para debater denúncias de supostas violações de direitos humanos contra presos por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. A iniciativa é da presidente da comissão, senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Na sessão, familiares de cinco detidos serão ouvidos. O encontro faz parte de uma série de debates promovidos pela comissão com foco em casos de violações contra a dignidade da pessoa humana, que, segundo Damares, vêm crescendo de forma preocupante.
“Urge a necessidade de buscarmos soluções para o alarmante aumento, garantindo para toda a sociedade o direito constitucional do bem-estar e o direito à vida”, afirmou a senadora no requerimento que propôs a audiência.
A discussão ocorre em meio à divulgação de novos dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que registrou 4,3 milhões de denúncias em 2024 — um crescimento de 22,6% em comparação ao ano anterior. O canal Disque 100 tem sido um dos principais meios para o recebimento das queixas.
Damares, que tem atuado com ênfase em pautas ligadas à integridade da população carcerária e à proteção de direitos fundamentais, quer garantir que o Senado acompanhe de perto os desdobramentos jurídicos e humanitários dos eventos de 8 de janeiro, mantendo o foco na legalidade e no respeito às garantias constitucionais.
Da Redação
- Eduardo Bolsonaro defende “tarifaço” e enfrenta críticas dentro da base aliada - 11 de julho de 2025
- Hugo Motta une Câmara e Executivo contra medidas comerciais dos EUA - 11 de julho de 2025
- SENADO: Damares promove audiência na CDH para ouvir familiares de presos do 8 de janeiro - 11 de julho de 2025