Foto: Reprodução
Bombeiros do DF investem em tecnologia para aprimorar resposta a emergências
Gestão atual aposta em Inteligência Artificial e inovação para tornar a corporação mais eficiente e moderna
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) iniciou uma fase de modernização baseada no uso de novas tecnologias. Sob comando do coronel Moisés Alves Barcelos, a corporação aposta em Inteligência Artificial (IA) e inovação para acelerar o atendimento a ocorrências e ampliar a eficácia das operações.
Com especialização em IA, Barcelos conduz a estratégia de modernização sem perder o foco na principal missão da corporação: salvar vidas. “Queremos soluções inteligentes para salvar mais vidas em menos tempo, com liderança compartilhada e espírito de equipe”, afirmou o comandante.
O novo momento institucional foi discutido em encontro realizado no Lago Paranoá. Coronéis e oficiais participaram da reunião que reforçou a importância de acelerar avanços estruturais. A ideia é usar a inovação no dia a dia, acelerando as mudanças.
O evento teve como anfitrião o advogado Ricardo Marques, responsável pela Fundação 193, entidade que colabora com projetos voltados à corporação. O coronel Osiel, presidente da fundação, destacou o papel social dos bombeiros e defendeu iniciativas ligadas à sustentabilidade e à saúde dos militares.
Reconhecido pela população, o CBMDF mantém elevados índices de aprovação no Distrito Federal. A atual gestão pretende consolidar esse prestígio com uso de tecnologias que unem eficiência, sustentabilidade e modernização. A meta é tornar a instituição modelo no Brasil e no exterior, sem abrir mão da tradição e do compromisso com a vida.
Da Redação
- Ibaneis e Celina concentram entregas no Sol Nascente e reforçam segurança pública no DF - 28 de outubro de 2025
- Câmara: Fraga critica PEC da Segurança e liga avanço do crime no Rio à ADPF das Favelas - 28 de outubro de 2025
- Caiado: ‘Apoio ao policial é condição para enfrentar o crime organizado’ - 28 de outubro de 2025

