Reprodução
PL vai ao TSE para pedir abertura das contas de desfile da Acadêmicos de Niterói
O PL (Partido Liberal) pretende protocolar na quinta-feira (19) uma ação na Justiça Eleitoral para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determine a abertura das contas do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levou para a Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo advogados do partido, o objetivo é apurar se empresários com contratos com o governo federal financiaram a escola e o desfile a pedido do Palácio do Planalto. O PL diz que vai solicitar a relação de patrocínios públicos recebidos pela agremiação, com destaque para recursos da Embratur e do Ministério da Cultura, além de apoios a camarotes e a lista de autoridades presentes.
A linha de argumentação, de acordo com o relato, é investigar eventual abuso de poder político e econômico. No limite, esse tipo de ação pode sustentar pedido de cassação do registro de uma candidatura ou do diploma, caso haja vitória nas urnas.
O partido afirma que um dos pontos a esclarecer é se houve interferência do Planalto em decisões da escola. A sigla cita a escolha do artista que representou Lula no desfile. O PL também afirma que houve “quebra de padrão” no envolvimento do presidente com o Carnaval, ao lembrar que Lula foi poucas vezes ao Sambódromo durante mandatos anteriores.
A iniciativa ocorre após o TSE negar, por unanimidade, pedidos de liminar apresentados pelos partidos Novo e Missão para barrar o desfile. A relatora, ministra Estela Aranha, afirmou que não havia, naquele momento, elementos concretos de propaganda eleitoral antecipada e que uma proibição prévia poderia configurar censura. O tribunal ressaltou, porém, que eventuais ilícitos podem ser apurados depois, com o processo em andamento.
Da Redação
- Bolsonaro manda recado a Caiado e freia plano do PL de lançar nome ao governo de Goiás - 16 de fevereiro de 2026
- GDF: Celina entrega nova nefrologia no HRT e promete levar modelo a outras regiões - 16 de fevereiro de 2026
- PL vai ao TSE para pedir abertura das contas de desfile da Acadêmicos de Niterói - 16 de fevereiro de 2026

