Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis anuncia construção de três hospitais de campanha; Idosos a partir de 65 tem previsão de se vacinarem em março

Por Gabriela Gallo

Em entrevista ao Correio Braziliense, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reforçou que a medida de lockdown decretada no DF é a melhor forma de conter a propagação da Covid-19. Até esta quinta-feira (4), a taxa de transmissão do vírus no DF chegou a 1,32, ou seja, 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para mais 132. Segundo o governador, o lockdown diminuiu 60% da circulação das pessoas. Nesta manhã, os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estavam 90% ocupados. Para tentar aliviar a situação, o emedebista anunciou que próxima segunda-feira (8) abrirá licitação para a construção de mais três hospitais de campanha: um no Ginásio Nilson Nelson; um no Ginásio do Gama e outro na Ceilândia. As construções darão 300 leitos. Além disso, Ibaneis também pretende expandir o Hospital de Santa Maria juntamente com a iniciativa privada.

O chefe do Palácio do Buriti também informou que irá editar um decreto nesta sexta-feira (5) avisando que irá cassar o alvará de comerciantes que não respeitarem o lockdown. Os estabelecimentos não autorizados que desrespeitarem a medida de prevenção terão de pagar uma multa de R$ 3.816,96 que pode ser acumulativa e terá a suspensão de suas atividades por até 60 dias. Ele também disse que pretende ampliar a campanha de vacinação para idosos a partir de 65 anos, ainda em março. A declaração ocorre pela promessa do Ministério da Saúde em entregar mais 600 mil doses de vacinas contra a covid-19 nos próximos dias.

Com esses resultados e com a abertura de novos leitos, vamos liberando os setores um a um. A pior situação é a que foi vivenciada em Manaus. É isso que estamos evitando no DF

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página