A hora de ajustar os ponteiros na política do DF
Foto: Reprodução
Por Fred Lima
Julho é um mês de recesso na Câmara Legislativa do DF. É o tempo em que o Palácio do Buriti aproveita para traçar a estratégia política e de gestão do segundo semestre. Mesmo com o recesso parlamentar, as articulações permanecem ocorrendo a todo vapor nos bastidores.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve realizar a reforma do secretariado até dezembro. Com isso, nomes que estão com o desempenho insatisfatório deixarão o governo.
Alguns secretários balançam no cargo, enquanto outros se fortalecem, como por exemplo, o de Valter Casemiro, secretário de Transportes. Valter foi importado do governo federal e era um ponto de interrogação no início da gestão emedebista, mas seu perfil técnico e privatista tem agradado o governador.
Na CLDF, certos deputados de primeiro mandato tiveram atuação pífia no semestre passado. Se não se movimentarem, seus trabalhos vão encerrar no dia 31/12/2022, sem a mínima chance de reeleição. Já dois nomes antigos estão sob suspeita: Agaciel Maia (PR) e Robério Negreiros (PSD). Resta agora o Ministério Público e a Polícia Civil do DF concluírem as investigações que estão em vigor para sabermos o desfecho de toda a trama.
De janeiro a junho assistimos a atuação dos novos mandatários dos Poderes Executivo e Legislativo, incluindo os acertos e erros. É natural que as dificuldades apareçam em período de crises econômica e política, especialmente em se tratando do governo.
Ainda é cedo para darmos uma nota, mas até dezembro os eleitos em 2018 terão escrito o primeiro capítulo de seus mandatos.
Vamos aguardar…
Da Redação
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024