GDF: Ibaneis entrega Hospital de Campanha no Autódromo
Por Gabriela Gallo
O Governo do Distrito Federal (GDF), inaugurou nesta sexta-feira (14) mais um Hospital de Campanha, desta vez no Autódromo Internacional de Brasília. O hospital oferece 100 leitos de cuidados voltados para pacientes com Covid-19 e tem o objetivo de “desafogar” o sistema de saúde na capital, especialmente para retomar cirurgias e tratamentos que não se tratam de coronavírus na unidades tradicionais de saúde. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a ampliação de leitos permitirá a retomada de 2,5 mil cirurgias mais graves (que não são de covid, mas precisam ser realizadas). O projeto foi desenvolvido em parceria da Novacap com a Secretaria de Saúde (SES-DF) e teve um investimento de R$ 66,4 milhões.
A unidade de saúde é dividida entre 5 alas de 20 leitos cada. Todos os leitos são equipados com suporte de diálise, monitores paramétricos e bombas de infusão. Além disso, os espaços têm salas de: triagem, procedimentos invasivos, insumos, descompressão, raios-X, tomografias; além de farmácias e pontos de hemodiális. Todos os ambientes possuem ar-condicionado e renovação de ar. No evento estavam presentes o vice-governador Paco Britto (Avante), o distrital Jorge Vianna (Podemos) e a deputada federal Celina Leão (PP-DF).
Nós tivemos que transformar os leitos de UTI geral em leitos de UTI covid-19, isso em todos os hospitais do DF. Com isso, paramos quase todas as cirurgias eletivas, inclusive cirurgias cardíacas tiveram que ser adiadas por conta da ausência de UTIs. Agora, vamos deslocar esses pacientes, reverter esses leitos de UTI que estavam sendo utilizados para covid-19, para que a gente possa destravar a fila de cirurgias. Agora nós temos condições médicas e hospitalares de oferecer os leitos de UTI que são necessários para essas cirurgias e também para outras cirurgias que têm um risco maior. Estamos remodelando a estrutura de saúde do DF para retomar a vida com tranquilidade dentro dos nossos hospitais da rede pública
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação