DF: Secretária de Esporte e Lazer afirma que prática de esportes se tornou ainda mais fundamental durante pandemia
Por Sabrina Santos
A secretária de Esporte e Lazer, Gisele Ferreira, informou nesta sexta-feira (9), em entrevista à Agência Brasília, que a prática de esporte se tornou ainda mais essencial no Distrito Federal durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a secretária, com a liberação de atividades físicas em parques e academias no decorrer da crise sanitária, a pasta teve a função de divulgar para a população a importância do esporte para a manutenção da saúde.
De acordo com Gisele, para isto acontecer, a secretaria teve que diversificar os recursos para atletas profissionais, para a reforma de espaços de esporte e lazer e também para a doação de equipamentos para atletas amadores. Durante a entrevista, a titular da pasta ainda comentou sobre o programa Jovem Candango, que visa promover a formação técnico profissional de jovens entre 14 e 18 anos. Segundo a secretária, projetos sociais esportivos “transformam vidas”.
O esporte está sendo olhado por outro viés. Antes, as pessoas consideravam que era apenas lazer. Quanto mais as pessoas praticarem atividades físicas, e os parques estiverem abertos, mais qualidade de vida elas terão. O esporte também é saúde, vai aumentar a imunidade, vitamina D. Não estamos falando só da saúde física, mas mental também. (…) Além disso, os projetos sociais esportivos transformam vidas. Democratizar o esporte é levar um equipamento, um uniforme, uma condição a quem precisa.
Gisele Ferreira, secretária de Esporte e Lazer do DF
Da Redação