GDF: Secretário de Saúde estuda diminuir intervalo de aplicação de doses vacinais contra covid-19
Por Carol Castro
Foi divulgado nesse domingo (11), pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que nos próximos dias o governo da capital irá anunciar uma redução no intervalo de aplicação entre as doses dos imunizantes contra o novo coronavírus. De acordo com o chefe da pasta, Osnei Okumoto, o intervalo entre as doses da AstraZeneca e da vacina Pfizer passarão a ser de 60 dias.
O secretário de Saúde ressaltou, ainda, que as mudanças ocorrerão em parecia com o Ministério da Saúde, respeitando os prazos indicados em bula pelos fabricantes dos imunizantes. Em nota, a secretaria informou que irá realizar reuniões semanais com estados, municípios e com representantes do DF para definir estratégias de vacinação e a quantidade de doses a serem enviadas para cada local.
Vamos diminuir (o espaço entre as aplicações), sim. Está na programação desta semana do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Vamos discutir e deliberar. (…) Queremos usar as vacinas em reserva o mais rápido possível, porque, em agosto, teremos mais doses para a primeira aplicação e precisamos de disponibilidade na Rede de Frio para guardá-las.
Osnei Okumoto, secretário de Saúde do Distrito Federal
Da Redação