Tempestade de lama em copo imundo

Por Carlos Augusto Pinto

Essa história rocambolesca em que se tenta incriminar Sergio Moro e Deltan Dellagnol surgiu logo após vazar nas redes sociais que o governo federal planeja retirar de circulação, ou melhor, substituir as atuais cédulas de R$ 50 e R$ 100. E qual o significado disto? As informações que chegaram à área de segurança é que há fortunas guardadas fora do circuito bancário, em cofres, em residências e até enterradas. Por quê? Dinheiro não declarado, oriundo de lavagem e coisas piores, detectado na era da Lava Jato. E quantas foram as vozes que se fizeram ouvir imediatamente? Muito poucas.

Será mais um tiro certeiro do atual governo contra a corrupção que tomou conta do país durante quatorze anos, na chamada era do lulopetismo. Mas, neste caso, o PT não é um ator solitário. Há seis ou sete partidos que são protagonistas na bandalheira. E os procuradores da Lava Jato sabem disso e o ministro Moro também.

Além do mais, a Constituição Federal dispõe, claramente, em seu art. 5°, inciso XII, que é inviolável o sigilo de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, na hipótese e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

Bem, no fim das contas, o site “The Intercept Brasil”, que fez uma matéria denuncista ficou conhecido em quase todo o país.

COLUNISTA

Carlos Augusto Teixeira Pinto é carioca, vascaíno, de Vila Isabel, passou pelo Instituto de Letras e Ciências e fez estágio nos extintos Gazeta de Notícias e Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro. Foi produtor de rádio e TV no Rio e debatedor na Rádio Globo de São Paulo. Repórter especial nas rádios Nacional e Tupi do Rio. Repórter nas revistas Manchete e Fatos, além da Ele & Ela, revista masculina, concorrente da Playboy. Foi também correspondente da Editora Bloch em Recife. Trabalhou na Ultima Hora do Rio e Brasília, além do Jornal de Brasília e na Radiobrás. Repórter político por mais de vinte anos cobrindo Congresso e Planalto. E outros mais.

*Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião do Blog.

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *