GDF inaugura projeto “Cidade da Segurança Pública” em Planaltina

Por Carol Castro

Na última quarta-feira (25), o primeiro Centro de Monitoramento Remoto foi posto em funcionamento no 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM). A ação faz parte do programa “DF mais Seguro” e é a primeira ação do projeto “Cidade da Segurança Pública”, trabalho realizado em parceria com todas as forças de segurança locais e coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Os espaços em que os equipamentos foram instalados fazem parte de áreas definidas com base em levantamentos feitos pelas subsecretarias de Gestão da Informação (SGI) e de Inteligência (SI) da SSP, dando ao batalhão acesso às imagens 24 horas por dia, em tempo real. Com o objetivo de facilitar o atendimento de ocorrências e abordagem de pessoas em atitude suspeita ou mesmo flagrantes, o projeto de fiscalização por vídeo visa contribuir para a melhora nos índices de segurança pública no DF.

O programa de videomonitoramento é uma das prioridades do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Planaltina já conta com o sistema, mas ainda não tinha uma central exclusiva para monitorar as imagens. Elas serão captadas no novo espaço e poderão contribuir com ações de policiamento preventivo ainda mais efetivos da Polícia Militar e também auxiliar nas investigações realizadas pela Polícia Civil e órgãos do Judiciário, como Ministério Público e tribunais. O objetivo é que, até 2022, o DF tenha toda a sua área urbana monitorada

Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *