Foto: Presidência/Divulgação

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Secretário executivo descarta possibilidade de compra de vacinas por iniciativa privada

Por Gabriela Gallo

Em uma entrevista concedida à CBN, o secretário executivo do Ministério da Saúde, coronel Élcio Franco, descartou a possibilidade da compra de 33 milhões de doses da vacina AstraZeneca pela iniciativa privada. Segundo o secretário, essas empresas só conseguiriam adquirir as doses com registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mesmo que seja possível, elas ainda precisam respeitar o cronograma oficial estabelecido pelo ministério. Isso o leva a acreditar que são estelionatários que estejam tentando vender para essas empresas. O nº 2 da Saúde afirmou que a recomendação do uso de cloroquina no tratamento da doença deve ser feito por um médico, não pelo governo federal.

Vacinação

O coronel reprovou a pressa de alguns governantes em aplicar apenas a primeira dose da CoronaVac, alegando o risco de ter que vacinar essas pessoas novamente em caso de faltar a segunda dose. Além disso, Franco também disse que o governo pode dispensar 54 milhões de doses extras da vacina, caso consigam quantidade suficiente com outros laboratórios.

Nós estamos negociando com vários outros laboratórios também. Se nós conseguirmos uma quantidade até superior a essa, num período anterior, nós vamos disponibilizar à população brasileira e dessa forma nós, no futuro, tendo a vacina, poderíamos até abrir mão dessas doses adicionais. Até de uma forma a possibilitar a exportação, ajudar nossos países vizinhos. Como a Índia fez com o Brasil nesse momento de dificuldade, e a própria China

Élcio Franco, secretário executivo do Ministério da Saúde

Da Redação

LEIA MAIS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *