Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Lewandowski autoriza novas diligências no inquérito contra Pazuello

Por Gabriela Gallo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou a Polícia Federal (PF) a aplicar novas medidas no inquérito de investigação contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Agora, o general deve entregar à corporação emails institucionais trocados entre o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus. Além disso, Lewandowski acatou a oitiva dos representantes da empresa White Martins como testemunhas sobre os fatos investigados. Também, autorizou a PF a reunir informações sobre o aplicativo ‘TrateCOV’, disponibilizado pelo Ministério, para auxiliar médicos que usem tratamento precoce contra a Covid-19.

Pazuello é acusado de omissão sobre a falta de respiradores nos hospitais em Manaus. Ele depôs na PF no dia 5 de fevereiro, mas a investigação continua. A apuração de seu processo começou dia 25 de janeiro e tem até 60 dias para ser concluída.

Nesses termos, requer junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Amazonas e de Manaus, [além dos e-mail e oitivas] obtenção de informações sobre as tratativas de transporte de oxigênio para Manaus e de remoção de pacientes de Manaus para os hospitais universitários federais administrados pela Ebserh; identificação de gastos de aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina e dos testes tipo RT-PCR e oitiva dos funcionários do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus que participaram de reuniões e visitas, em especial daqueles eventualmente exonerados

Ricardo Lewandowski, ministro do STF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *