Foto: Agência Câmara

SENADO: Pacheco defende compra direta de vacinas por estados e empresas privadas

Por Sabrina Santos

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) apresentou o Projeto de Lei (PL 534/2021) que defende a compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas privadas, pelo Distrito Federal, estados e municípios. A proposta inicial é que as doses que forem compradas por pessoas jurídicas de direito privado sejam doadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O projeto prevê a possibilidade de aquisição de doses para comercialização ou para utilização de empresas, após a vacinação dos grupos prioritários. De acordo com Pacheco, o texto sofrerá algumas alterações no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado, pois alguns parlamentares defendem que as empresas privadas doem apenas metade das vacinas adquiridas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Haverá um amadurecimento no processo. Eventualmente, pode-se entender 50% para uso privado e 50% para o SUS. Mas minha ideia central é que seja 100% para o SUS, para que a iniciativa privada possa participar no primeiro momento, colaborando com o Estado brasileiro, adquirindo vacinas para o programa de priorização universal do país

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *