Foto: Reprodução/ Agência Senado

MPF abre investigação contra Pazuello

Ministro da Saúde é acusado por crimes de fraude processual e falsidade ideológica

Por Gabriela Gallo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu uma apuração preliminar contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O processo verifica se houve indícios que o general tenha cometido os crimes de fraude processual e falsidade ideológica. No ano passado, o Pazuello incluiu no Plano de Vacinação contra a Covid-19, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), nomes de pesquisadores que não foram consultados anteriormente para tal. O Plano foi enviado ao STF em dezembro do ano passado e a deputada federal Natalia Bonavides (PT-RN) enviou um pedido de investigação. Aras acatou o pedido e o encaminhou ao Supremo, nessa quarta-feira (3).

O relator do caso é o ministro Edson Fachin. Segundo uma carta enviada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), as recomendações técnico-científicas enviadas ao Ministério foram acolhidas em graus variados e a presença dos nomes desse profissionais pode “permitir a incorreta interpretação do seu envolvimento e, portanto, responsabilidade pela autoria do trabalho apresentado”. Pazuello também é investigado se omitiu a crise de oxigênio nos hospitais do Amazonas.

A conduta noticiada é do conhecimento da PGR [Procuradoria-Geral da República] e está sendo apurada em procedimento próprio

Augusto Aras, procurador-chefe do Ministério Público Federal

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *