Foto: Reprodução/Bernadete Alves

GDF: Novas medidas são tomadas em defesa das mulheres

Por Gabriela Gallo

No dia Internacional da Mulher (8), a secretária da Mulher do DF, Ericka Felippelli, anunciou novas medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para a segurança de mulheres na capital. O primeiro é a reabertura da Casa da Mulher Brasileira (CMB) na Ceilândia que estará funcionando até o final de março. O projeto, de autoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é um local para acolher mulheres vítimas de violência. Nele elas são acolhidas e recebem atendimento psicossocial, além de estar reunido no mesmo lugar uma delegacia especializada em violência doméstica. Além dela, também serão inauguradas quatro outras unidades da CMB: em Sobradinho II, São Sebastião, Recanto das Emas e Sol Nascente. Foram investidos R$ 6,3 milhões.

Além dessa, o GDF também irá lançar o aplicativo “Proteja-se!”, uma parceria do GDF com os canais de denúncia do Ministério da Mulher (ligue 180 e Disque 100) que tem como objetivo acelerar o atendimento de quem vive em situação de risco (além de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência). A Secretaria de Saúde juntamente com o Serviço Social do Comércio (SESC-DF), também criaram o Programa “Cuide-se!”, que trará de volta a Carreata da Mulher por 10 meses, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB). Finalmente, será lançado o programa “Mão na Massa”, formado em parceria da Secretaria da Mulher com o Banco de Brasília (BRB); o programa é financiado pelo Cartão da Mulher do BRB que buscar capacitar mulheres, em situação de vulnerabilidade, no ramo culinário para desenvolverem independência financeira, se tornando empreendedoras ou afins.

Eu sei que Dia da Mulher não é apenas uma data para darmos parabéns à elas, mas de reconhecermos as dificuldades que elas ainda enfrentam, como vulnerabilidade social, contexto de violência doméstica e sobrecarga de trabalho. Por isso, acredito que o melhor que podemos fazer nesse dia é mostrar trabalho com o objetivo de oferecer apoio qualificado e capacitação. É tempo de ação!

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *