Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

CMO: Orçamento de 2021 deve ser votado na próxima semana

Por Sabrina Santos

O senador e relator-geral da proposta orçamentária (PLN 28/20), Marcio Bittar (MDB-AC), apresentará no próximo domingo (21) o relatório final para a aprovação do Orçamento de 2021. Na tentativa de assegurar a votação do texto, a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e deputada federal, Flávia Arruda (PL-DF), marcou uma reunião com os líderes e nove reuniões deliberativas para o começo da próxima semana. O texto que deveria ter sido votado em dezembro, deve ser votado pela CMO na terça-feira (23) e no Plenário do Congresso Nacional na quarta-feira (24).

Produto Interno (PIB)

Devido à pandemia, a economia encolheu 4,1% em 2020, registrando o déficit recorde de R$ 743,1 bilhões. A meta fiscal para o déficit deste ano é de R$ 247,1 bilhões. Com a aprovação da proposta orçamentária para 2021, a previsão é que haja uma melhora no Produto Interno Bruto (PIB), com um crescimento de 3,2%.

Se você pegar o Orçamento como ele está hoje, não há dinheiro para manter os ministérios. É obra parada. Você não tem sequer condições de continuar aquilo que está no planejamento. O Executivo também põe uma demanda de encontrar um recurso a mais, e não é nem para novas obras, é para continuar as que estão sendo tocadas. Se for para tirar tudo desse Orçamento que está aqui, não temos como fazer. Mas nós estamos nesse exercício. Essa é a peleja que temos pela frente 

Macio Bittar, senador da República

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *