Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Guedes afirma que Orçamento da União foi “maquiado” afim de furar o teto de gastos

Por Gabriela Gallo

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, procurou o presidente Jair bolsonaro (sem partido) para conversar sobre o que ele chamou de “maquiagem” no Orçamento da União para 2021. O orçamento foi aprovado ontem (25) no Congresso Nacional. De acordo com reportagem da CNN Brasil, Guedes alertou Bolsonaro sobre o orçamento ter sido aprovado sobre manobras para furar o teto de gastos, regra que impede que as despesas da União cresçam acima da inflação do ano anterior.

O economista disse ao chefe do Executivo que deputados e senadores recorreram à “maquiagem” para aumentar principalmente o volume destinado às emendas parlamentares, após mostrar um levantamento feito por sua equipe apontando algumas dessas manobras fiscais. Uma das formas, confirmada pela CNN e pelo O Estado de S. Paulo, foi mudar a forma de pagamento do auxílio-doença. Agora, com a aprovação do projeto do Orçamento, a responsabilidade de pagar o benefício passa a ser das empresas, e não mais do INSS.

Essa medida foi considerada pelo ministro como “contabilidade criativa”. Segundo ele, ela permitiu aos parlamentares abrirem espaço no teto de gastos para aumentar o valor de suas emendas. Guedes reforçou que a medida passou uma mensagem ruim ao mercado e pode afetar a credibilidade do governo. Com isso, ele disse que a equipe econômica defenderá contingenciamento de parte do Orçamento ao longo do ano.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *