Foto: Reprodução/Instagram

COVID-19: MPDFT solicita 20% a mais de doses de vacina para atender pessoas que vem de fora do DF

Por Gabriela Gallo

O governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que pretende ampliar o plano de vacinação local para pessoas a partir de 65 anos na próxima semana. Entretanto, dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram que cerca de 29 mil doses de imunizantes foram aplicadas em moradores de outros estados, sendo os principais Goiás (Entorno) e Minas Gerais. Levando em consideração esse adicional, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta terça-feira (30) que o GDF solicitou ao Ministério da Saúde 20% a mais de doses dos imunizantes nos próximos envios.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou ao ministério um ofício solicitando as doses extras de vacinas. Segundo o coordenador da força-tarefa de combate à pandemia do MPDFT, José Eduardo Sabo Paes, o “Sistema Único de Saúde é universal, ou seja, nós temos de fazer com que todos sejam atendidos”. De acordo com o governador, 9,13% da população já está vacinada. Portanto, das 400 mil vacinas recebidas, 279 mil foram aplicadas em primeira dose e 90 mil em segunda.

Parte das doses recebidas foram separadas para garantir a segunda aplicação, principalmente entre os idosos, prioridade na vacinação.

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *