Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DF: Justiça determina fechamento do comércio nesta quinta (1º); Ibaneis diz que irá recorrer

Por Gabriela Gallo

Um dia após o governador Ibaneis Rocha (MDB) liberar a reabertura do comércio no DF, a 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal determinou, na noite dessa terça-feira (30), que o comércio deve fechar novamente nesta quinta-feira (1º). A juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira determinou a intimação do governo local com urgência até que “a ocupação de UTIs chegue a um percentual que garanta o acesso à saúde, o que se espera que ocorra em breve, considerando inclusive o investimento do Governo do Distrito Federal na ampliação de vagas”.

A juíza determina que o comércio pode ser liberado quando a lista de espera dos leitos de UTI tenha menos de 100 pessoas e a ocupação dos leitos na rede pública esteja entre 80% e 85%. Ibaneis disse que irá recorrer à decisão e tentar reverter a situação. Até às 15h dessa terça-feira (30), 390 pessoas esperavam por um leito de UTI Covid-19 nas unidades de saúde do DF.

O colapso do sistema de saúde público e privado no DF é demonstrado, ainda, por medidas radicais, como o fechamento do pronto socorro do Hospital Sírio Libanês, que, na sua unidade de Brasília, também adiou cirurgias eletivas e alguns exames invasivos. A suspensão dos serviços, conforme noticiado pela imprensa, valerá por até 15 dias e é motivada pela alta demanda de pacientes graves de Covid-19.

Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, juíza federal da 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *