CPI DA COVID: Mesmo sem cargo no Executivo, Carlos Bolsonaro participou de reuniões da Pfizer

Por Gabriela Gallo

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, nesta quinta-feira (13), o ex-presidente da Pfizer no Brasil e atual presidente da empresa na América Latina, Carlos Murillo, contou que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) participou de uma reunião com a Pfizer no Palácio do Planalto em 7 de dezembro de 2020, mesmo sem ter um cargo no Executivo.

Segundo Murillo, a reunião ocorreu à pedido do ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, para trazer esclarecimentos sobre questões legais afim de firmar o contrato de compra dos imunizantes da Pfizer. Wajngarten contou sobre a reunião em seu depoimento ontem (12), mas não comentou sobre o filho do presidente da República. No dia 4 deste mês, o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, depôs na CPI e disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha uma “assessoria paralela” para tratar de assuntos relacionados à Covid-19 e que Carlos esteve presente em diversas reuniões do tema.

O executivo da Pfizer confirmou em seu depoimento que a farmacêutica fez diversas propostas de vacina para o Brasil. As negociações começaram e em março do ano passado mas somente se concretizaram um ano depois, confirmando o que Wajngarten relatou ontem (12). Murillo confirmou que este mês a Pfizer deve confirmar um segundo contrato com mais 100 milhões de doses.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *