Foto Renato Alves / Agência Brasília

NA LUPA: Área de infraestrutura é o ‘know-how’ de Ibaneis para 2022

Por Fred Lima

Desde a conclusão do governo José Roberto Arruda, a população brasiliense não viu mais a capital se transformar em um canteiro de obras. Joaquim Roriz e Arruda são sempre lembrados pela forte atuação na área de infraestrutura. Vale lembrar que Arruda foi secretário de Obras do segundo governo Roriz (1990-1995), quando projetou e construiu o Metrô-DF.

Agnelo Queiroz tentou repetir a façanha com o BRT, mas não foi bem-sucedido como seus dois antecessores. A reconstrução do estádio Mané Garrincha acabou ofuscando a implementação do BRT. Pouco tempo depois, o escândalo de superfaturamento do estádio jogou uma pá de cal no legado do governador petista.

A verdade é que, desde 2010, o DF não presenciou tantas obras em andamento como agora. Mesmo diante da crise pandêmica, o governador Ibaneis Rocha (MDB) vem dando atenção especial ao setor, o que inclui a construção do túnel de Taguatinga, a entrega do Complexo Viário Governador Roriz, a pavimentação asfáltica em Vicente Pires etc. Além disso, o governo estuda conferir a Rodoviária, o Metrô e outras 19 estruturas à iniciativa privada, facilitando reformas e expansões.

Os dois últimos governadores do DF não conseguiram se reeleger. O calcanhar de Aquiles de ambos foi a área de infraestrutura. Enquanto Agnelo viu a menina de seus olhos se tornar alvo de investigação, Rollemberg não conseguiu ir além da desobstrução da Orla do Lago, algo de pouco interesse público.

Com Ibaneis, a história pode ser outra.  

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *