Foto: Reprodução

TCU: Bolsonaro admite ter cometido erro e Tribunal investiga repasse de dados incorretos

Por Carol Castro

Após apontar que o Tribunal de Contas da União possuía um relatório que dizia que 50% das mortes registradas por covid-19 no país não teriam sido causadas pelo vírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu ter cometido um erro.

A questão do equívoco é que o TCU está certo, eu errei quando falei tabela. O correto é acórdão. O que acontece é que existe uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados levava em conta alguns critérios, como a incidência da Covid. O próprio TCU dizia que essa lei poderia incentivar uma prática não desejável de super notificação de Covid para aquele estado ter mais recursos. Mas a tabela quem fez fui eu, não o TCU. (…)

Jair Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil

Com a polêmica, a presidência do Tribunal abriu uma sindicância interna para averiguar se algum servidor da Corte poderia ter repassado informações oficiais do órgão acerca de dados referentes a notificações de casos de covid-19 no Brasil de forma distorcida para o mandatário. Ainda segundo o TCU, há fortes suspeitas.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *