Foto: Reprodução

COVID: Jornalistas brasileiros ocupam segundo lugar no ranking de maiores vítimas do vírus

Por Carol Castro

De acordo com dados retirados do dossiê “Jornalistas vitimados por covid-19” elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Brasil é o segundo país com mais mortes na categoria. De acordo com o estudo, 169 óbitos foram registrados de abril de 2020 a março de 2021, superando o Peru, que chegou a pouco menos de 140 mortes. Apesar de terem sido incluídos no decreto do governo sobre serviços emergenciais, os profissionais de imprensa ainda não fazem parte do grupo prioritário do Programa Nacional de Imunização.

O relatório aponta, ainda, que os Estados de São Paulo, Pará e Amazonas são os que registram o maior número de vítimas do novo coronavírus entre os jornalistas, apresentando 19 casos em cada um, com média geral de idade de 61 anos para homens e de 43 para as mulheres.

Assim como os profissionais da saúde, a categoria dos jornalistas também está se sacrificando para garantir informação de qualidade para a população brasileira. Os números são alarmantes, mas vamos continuar cumprindo nosso papel, porque informação verdadeira também ajuda a salvar vidas.

Maria José Braga, presidente da Fenaj

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *