Foto: Arquivo Pessoal/Chácara da Gruta

POLÍTICA SOCIAL: Chácara da Gruta se destaca com trabalho voluntário no Sol Nascente

Congregação religiosa conta com a ajuda de missionários para a realização de projetos sociais

Vídeo: Divulgação

Criada em 2001, a comunidade religiosa Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina é o lar de projetos sociais localizado na Chácara da Gruta, no Sol Nascente. A congregação, que conta com o trabalho voluntário de mais de cento e cinquenta missionários, é independente do governo.

“Não há funcionários. Nós, voluntários, que corremos atrás para poder ajudar as pessoas. Fazemos bazares para arrecadar roupas, brinquedos, tudo”, explica Gabriella Santos, advogada da igreja.

De acordo com informações da instituição, a comunidade conta com mais de 100 famílias cadastradas no sistema de doações da congregação que as assistem mensalmente com cestas básicas e atendimento médico.

Foto: Arquivo pessoal/ Chácara da Gruta

O trabalho de arrecadação acontece com a ajuda de alguns missionários da igreja que vão aos semáforos em busca de ajuda financeira para a compra de alimentos, insumos médicos, doações de rações para animais e demais auxílios.

Ao Lupa Política, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, afirmou que o voluntariado tem proporcionado uma ampliação da rede de proteção social nas cidades e contribuído para a transformação social e o bem-estar do cidadão, somando as capacidades individuais para um bem comum.

Vejo que o voluntariado é motivado por valores como justiça, inclusão, equidade e respeito. Valores que vêm para potencializar a autonomia das pessoas, em especial as que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Mayara Rocha, primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF

Durante a pandemia, Gabriella explica que tal estilo de abordagem precisou ser repensado para conter o grau de transmissibilidade do vírus entre os voluntários. “Agora as pessoas podem estar trazendo suas doações na comunidade, na paróquia São Jorge e Santo Expedito, que fica ao lado do JK Shopping, durante a celebração das missas ou realizar transferência bancária via PIX”, destaca.

Infraestrutura aberta à comunidade

Hoje, a comunidade conta com uma quadra de esportes que é aberta à visitação toda semana para crianças da região do Sol Nascente praticarem exercícios e brincadeiras. Gabriella diz, ainda, que uma escola foi construída no local. Porém, por não ter autorização do Ministério da Educação, o prédio é utilizado para outros meios.

“As salas nós usamos para dar aulas de reforço para as crianças, aulas de inglês e aulas de artesanato para mães desempregadas para que elas possam arrecadar algum dinheiro”, explica a advogada. Além disso, uma psicóloga realiza atendimentos gratuitos na instituição uma vez ao mês.

O destaque fica para o tratamento de crianças especiais realizado pela comunidade, que promove terapia em parceria com animais como mini-bois, mini-vacas, mini-lhamas, pássaros e a equoterapia com cavalos que residem na Chácara da Gruta.

Segundo a presidente da congregação e organizadora da comunidade, irmã Renata Moura Demartini, é realizado um trabalho de doação de alimentos produzidos após ordenhação dos animais da chácara.

Fazemos a distribuição principalmente de queijos e ovos para a comunidade. Criamos, inclusive, um novo projeto chamado “Adote um mini animal” para que possamos ter ajuda para comprar os alimentos necessários para esses bichinhos.

Irmã Renata Moura Demartini

Foto: Arquivo pessoal/Chácara da Gruta

Os serviços de todos os missionários que atuam no local são coordenados pelo presidente-fundador da instituição, monsenhor José Ribamar Rodrigues Dias.

“Com a ampliação da rede de proteção social, os voluntários acabam sendo multiplicadores dos serviços e programas do governo, fazendo com que mais pessoas tenham acesso aos seus direitos”, concluiu Mayara Rocha.

Para ajudar o Projeto Social Chácara da Gruta – Sol Nascente, entre em contato com a instituição pelos canais:

WhatsApp: (61) 99555-6618
Facebook: @chacaradagruta
Instagram: @chacaradagrutasn

Matéria exclusiva da redação do Lupa Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *