Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

NA LUPA: ‘Independentemente de quem seja o vice, sou Ibaneis na reeleição’, afirma Delmasso

Por Fred Lima

O vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), afirmou à coluna que não importa quem seja o candidato a vice-governador na chapa do chefe do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), nas eleições de 2022. “Independentemente de quem seja o vice na chapa, sou Ibaneis na reeleição”, disse Delmasso.

Credenciado

Se Ibaneis e Delmasso forem reeleitos, o atual vice-presidente do Poder Legislativo local reúne todas as credenciais para ser o próximo presidente. Delmasso está em seu segundo mandato como deputado distrital, tendo sido presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle e da comissão parlamentar de inquérito sobre a pedofilia. Foi ainda líder do governo Rodrigo Rollemberg.

Articulação

O Republicanos, partido do vice-presidente da CLDF, trabalha nos bastidores para indicar o nome que irá compor a chapa com Ibaneis. A legenda, junto com o grupo evangélico, representa um segmento forte na capital. Em 1998, o ex-governador Joaquim Roriz acabou escolhendo o pastor Benedito Domingos para ser o seu vice. Boa parte do grupo que trabalhou para indicar Benedito hoje está no Republicanos.

A volta de Raad

O ex-deputado distrital Raad Massouh será candidato à CLDF no ano que vem. “Existe um grande movimento na cidade para que eu seja candidato. Por este motivo, pretendo ser”, afirmou. Em 2013, Raad teve seu mandato cassado na Câmara Legislativa, após ser acusado de desviar parte dos recursos públicos de uma emenda de sua autoria. Cinco anos depois foi absolvido pela Justiça. Em 2019, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a absolvição.

O indigesto Ciro

Um deputado federal da base do presidente Jair Bolsonaro, que pediu anonimato, disse à coluna que o nome do senador Ciro Nogueira (PP-PI) gera náuseas quando mencionado entre a tropa de choque bolsonarista, que apoia o chefe do Executivo antes da eleição. “Com a nomeação de Ciro à Casa Civil, o presidente vai obter governabilidade, mas perderá parte de sua credibilidade no combate à velha política. Necessitamos de uma reforma política urgente”, declarou.

O passado bate à porta

Durante uma entrevista em 2017, Ciro Nogueira afirmou que Bolsonaro não tinha capacidade de ser presidente da República. “Ao Bolsonaro, eu tenho muita restrição porque é um fascista. Tem um caráter fascista, preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão dizer que vai matar bandido. É um discurso muito fácil, mas isso não é para presidente da República. O Bolsonaro não tem capacidade de governar. Ele nunca geriu nada”, disparou.

Lulista roxo

Na mesma entrevista, Ciro Nogueira teceu elogios ao ex-presidente Lula. “O melhor presidente da história deste país, principalmente para o Piauí e o Nordeste. Não me vejo numa eleição votando contra o Lula”, declarou.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *