Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado


Senado aprova indicação de André Mendonça para ministro do STF

Por Sabrina Santos

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (1), em votação secreta, com 47 votos favoráveis e 32 contrários, a indicação de André Mendonça ao STF (Supremo Tribunal Federal). Mendonça deve tomar posse na Corte em até duas semanas.


Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministro da Justiça e Segurança Pública foi sabatinado durante oito horas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O colegiado aprovou a indicação por 18 votos a 9. Durante a sabatina, o ex-advogado-geral da União destacou compromisso com o Estado democrático de direito e defendeu o Estado laico, afirmando que o Judiciário deve atuar como agente pacificador dos conflitos sociais.

Considerando discussões havidas em função de minha condição religiosa, faz-se importante ressaltar a minha defesa do Estado laico. A Igreja Presbiteriana, à qual pertenço, nasceu no contexto da reforma protestante, sendo uma de suas marcas a defesa da separação entre a Igreja e o Estado. A laicidade é a neutralidade, a não perseguição e a não concessão de privilégios por parte do Estado em relação a um credo específico ou a um grupo determinado de pessoas em função da sua função religiosa.

André Mendonça, ex-ministro da Justiça

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *