Foto: Reprodução

TRAIL RUN: Qu4tro Comunicação apoia atleta do Piauí em esporte que envolve corrida e resistência

Trail Run é uma corrida em ambiente natural com, no máximo, 20% de trecho calçado ou pavimentado

Há muitos anos o esporte é um impulsionador do desenvolvimento social, principalmente em regiões mais carentes do país. Sempre atenta à responsabilidade social, a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica apoia o Esporte em diferentes frentes e patrocina jovens que têm nas modalidades uma chance de fazer diferente.

É o caso do jovem Paulo Gomes de Melo, conhecido como Palomi, de 29 anos. Garçom em Teresina (Piauí), ele treina entre as difíceis rotinas de trabalho e sonha com as primeiras conquistas num esporte novo: o Trail Run.

O que é trail run

O esporte surgiu com competição em 2003 e vem crescendo, apesar de ainda ser desconhecido por muitos.

Segundo a International Trail Running Association (ITRA), trail running, ou corrida em trilhas, é uma corrida a pé, em ambiente natural, por caminhos, trilhas, montanhas, florestas, planícies, praias e até em locais cobertos por gelo e neve, com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas (elas não devem exceder 20% do percurso).

Com a diversidade de ambientes naturais e trilhas brasileiras, o esporte tem crescido entre os que gostam de aventura, esporte e superar limites.

É o caso de Palomi, que tem uma história de superação desde pequeno. Ele começou a trabalhar ainda com 8 anos de idade ajudando o irmão no mercado da cidade de Piracuruca (PI), onde morava com a família, e já trabalhou também numa fábrica de biscoitos.

Desde que se mudou para Teresina, em 2017, ganha a vida como garçom e divide os treinos com a rotina pesada de trabalho em festas e eventos noturnos.

“As maiores dificuldades que enfrento são: conciliar os horários de treinos com o horário de trabalho e o investimento financeiro para aquisição de acessórios para os treinos, suplementação e também as taxas de inscrição de provas e translados”, conta o jovem atleta.

Apoio e patrocínio

Para ajudar e incentivar o esporte, a Qu4tro se tornou patrocinadora oficial do atleta Palomi e já o tem apoiado nas inscrições de provas, equipamento e suporte para o treino.

“Nós sabemos a força que o esporte tem de mudar vidas e a Quatro quer ajudar diferentes atletas a trilhar esse caminho. É nossa Responsabilidade Social”, afirma a sócia da Qu4tro, Claudia Marques.

Com apoio e patrocínio, Palomi segue se dividindo entre o trabalho e os treinos. Atualmente, ele treina 6 dias por semana, sendo dois dias de fortalecimento muscular e quatro dias de corrida – às vezes percorre de 10 a 14km e, nos fins de semana, faz de 25 a 40km.

“Eu sempre tive grande apreço pela natureza e isso fez com que eu continuasse a treinar em trilhas depois que eu conheci o esporte. Fiquei maravilhado com o contato com a natureza, como todo um diferencial que ainda não havia visto. Estou animado para o que tem por vir esse ano”, completou.

Palomi está inscrito em duas provas – a Ultra das Cachoeiras, em Novo Santo Antônio (PI), em maio, e no Desafio Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, sul do Piauí, em junho.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *