Foto: Reprodução

Paulo Guedes: ‘Brasil está decolando de novo’

Por Sabrina Santos

Nesta terça-feira (14), o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que “o Brasil está decolando de novo” por ter se adiantado no ajuste da política monetária em 2021, quando o Banco Central (BC) iniciou o aumento dos juros para conter a inflação. Além disso, Guedes apostou em uma recessão na Europa e nos Estados Unidos neste ano diante dos choques inflacionários provocados pela covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

A afirmação foi feita durante a abertura da 5ª edição do Fórum de Investimentos Brasil 2022 (BIF), em São Paulo. Na ocasião, o ministro destacou que a recessão vai atingir as economias desenvolvidas, menos o Brasil. Segundo Guedes, as economias globais estavam tentando um pouso suave da pandemia, mas a guerra na Ucrânia acabou provocando um “hard landing”, uma espécie de pouso forçado, onde a economia é forçada a desacelerar.

Temos três choques colossais botando pressão no mundo. O mundo começa a repensar na reconfiguração das cadeias produtivas e é a parte ruim da crise. A inflação vai subir no mundo e vai ter recessão e pressão nos sistemas políticos.

Paulo Guedes, ministro da Economia

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *