Foto: Reprodução

Lula recebe presidente da Venezuela em Brasília; Tratados foram assinados entre os dois países 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (29) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião bilateral, no Palácio do Planalto. Na sequência, os dois mandatários se reuniram com representantes do governo brasileiro e venezuelano. Após o encontro, Lula e Maduro assinaram memorandos de entendimento na área agrícola, além de um mecanismo de supervisão da cooperação bilateral. 

Maduro está no Brasil para a cúpula de líderes da América do Sul, marcada para esta terça-feira (30). O político não visitava o país desde 2015, quando esteve na posse do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em coletiva de imprensa, Lula classificou a visita do venezuelano ao Brasil como “momento histórico”, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia rompido relações com a Venezuela em seu governo. Além disso, o petista destacou as “dificuldades” na relação da Venezuela com o Brasil e com o resto do mundo, mas afirmou que o governo buscará uma “integração plena” entre os dois países.

Sabemos das dificuldades que nós temos, da quantidade de empresas que já estão na Venezuela e querem voltar para a Venezuela. Sabemos da dívida da Venezuela, e sabemos que tudo isso faz parte, e vai fazer parte de um acordo que a gente faça para que a nossa integração seja plena. Esse momento é importante por muitas razões, mas uma delas é porque a América do Sul tem que se convencer que temos que trabalhar como se fosse um bloco. Não dá para ninguém imaginar que, sozinho, um país da América do Sul vai resolver seus problemas que perduram mais de 500 anos. 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *