Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nos EUA, Lula e Biden lançam parceria em defesa dos direitos trabalhistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançaram, nesta quarta-feira (20), em Nova York, uma parceria para promoção do “trabalho digno”. Na ocasião, ambos os líderes afirmaram o compromisso mútuo com os direitos dos trabalhadores, por meio da assinatura de um protocolo, e também defenderam sobre a importância do sindicato nas negociações de trabalho. 

A parceria inédita entre os dois países tem como diretrizes principais a proteção dos diretos trabalhistas; promoção do trabalho digno nos empreendimentos públicos e privados; o combate à discriminação no local de trabalho; abordagem centrada dos trabalhadores na transição para energia limpa; e o uso da tecnologia e da transição digital em prol do trabalho decente.

Em seu discurso, o presidente brasileiro enalteceu o caráter histórico da parceria e comentou sobre os desafios atuais para promover o trabalho decente no mundo. Lula ainda destacou que é necessário dabater medidas de como valorizar os salários em um contexto de transição energética e crises nas democracias ocidentais.

O saldo é que nós temos 2 bilhões de trabalhadores que estão no setor informal, segundo a OIT [Organização Internacional do Trabalho]. O dado concreto é que temos 240 milhões de trabalhadores que, mesmo trabalhando, vivem com menos de US$ 1,90 por dia. É inaceitável que mulheres, minorias étnicas e pessoas LGBTQIA+ sejam discriminadas no mercado de trabalho. (…) Todas pessoas que acreditam que sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais, que o país fique melhor, está enganado. Não há democracia sem sindicato forte. Porque o sindicato é efetivamente quem fala pelo trabalhador para tentar defender os seus direitos.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *