Foto: Rprodução

Lula critica suspensão de doações à UNRWA para refugiados palestinos e defende apoio contínuo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou veementemente a decisão de mais de 10 países, incluindo os Estados Unidos e a França, de suspender doações à UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos em resposta às acusações contra funcionários da organização de colaboração com o grupo Hamas. Lula classificou a medida como “desumana” e “covarde”. A declaração foi feita nesta quinta-feira (15) durante sessão extraordinária do Conselho de Representantes da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, capital do Egito. 

Israel acusou 12 funcionários da UNRWA de ajudarem o Hamas em um ataque ocorrido em 2023, resultando na interrupção do financiamento e demissões. Na ocasião, o chefe do Executivo reforçou o compromisso do Brasil em manter as doações e pediu aos outros países a fazerem o mesmo, destacando a importância de separar as acusações individuais dos funcionários do apoio vital que a agência oferece aos refugiados palestinos na Jordânia, Síria e Líbano.

No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar ajuda humanitária à agência da ONU para os refugiados palestinos. As recentes denúncias contra funcionários da agência precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la. Refugiados palestinos na Jordânia, na Síria e no Líbano também ficarão desamparados. É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punições coletivas. 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *