Foto: Reprodução

DETRAN-DF: Operação Carnaval Seguro atinge meta de zero mortes nas vias

Durante os dias 2 a 14 de fevereiro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) concentrou esforços na conscientização sobre os perigos da combinação álcool e direção, além de intensificar o policiamento e a fiscalização nas vias, visando garantir um Carnaval mais seguro. Os dados preliminares apontam que não ocorreram mortes nas estradas do DF durante os quatro dias de festividades.

Ao longo desse período, as equipes realizaram 125 ações, abordando 3.685 condutores e aplicando 3.206 testes de alcoolemia. Dos testes realizados, 241 condutores foram autuados por dirigirem sob influência de álcool, 66 estavam sem habilitação, 62 possuíam CNH vencida há mais de 30 dias, 99 motociclistas conduziam veículos com escapamento alterado e 180 condutores foram flagrados cometendo diversas infrações.

Apesar dos 241 condutores autuados por alcoolemia, esse número é considerado baixo em relação ao volume de abordagens e testes realizados pelas equipes de fiscalização. O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias, expressou sua satisfação pela conscientização da população, resultando em um Carnaval sem fatalidades nas vias.

Durante as blitzes diurnas e noturnas, patrulhamentos e demonstrações, a Diretoria de Policiamento de Fiscalização de Trânsito removeu 180 veículos ao depósito, recuperou um veículo com restrição de roubo/furto e encaminhou dois condutores à delegacia por apresentarem teor alcoólico considerado crime.

A Diretoria de Educação de Trânsito promoveu desde o início de fevereiro diversas atividades educativas, alertando os condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. A campanha incluiu ações em locais movimentados, como o Shopping Venâncio, bares e blocos de Carnaval, alcançando 5.000 pessoas e 2.000 crianças. Uma campanha publicitária também foi veiculada na mídia, com o slogan “Diversão sim. Álcool e direção, não!”.

O esforço conjunto resultou na escolha da população pelo uso de transporte público, táxi, transporte por aplicativo e motoristas designados, contribuindo para um Carnaval seguro para todos os usuários das vias do DF.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *