Paulo Guedes: ‘Brasil está decolando de novo’
Por Sabrina Santos
Nesta terça-feira (14), o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que “o Brasil está decolando de novo” por ter se adiantado no ajuste da política monetária em 2021, quando o Banco Central (BC) iniciou o aumento dos juros para conter a inflação. Além disso, Guedes apostou em uma recessão na Europa e nos Estados Unidos neste ano diante dos choques inflacionários provocados pela covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
A afirmação foi feita durante a abertura da 5ª edição do Fórum de Investimentos Brasil 2022 (BIF), em São Paulo. Na ocasião, o ministro destacou que a recessão vai atingir as economias desenvolvidas, menos o Brasil. Segundo Guedes, as economias globais estavam tentando um pouso suave da pandemia, mas a guerra na Ucrânia acabou provocando um “hard landing”, uma espécie de pouso forçado, onde a economia é forçada a desacelerar.
Temos três choques colossais botando pressão no mundo. O mundo começa a repensar na reconfiguração das cadeias produtivas e é a parte ruim da crise. A inflação vai subir no mundo e vai ter recessão e pressão nos sistemas políticos.
Paulo Guedes, ministro da Economia
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024