‘Não é possível imaginar um país rico cercado de países pobres’, diz Lula ao defender ajuda a países vizinhos
Por Sabrina Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta quinta-feira (16) que o Brasil compartilhe recursos com países da América do Sul. O petista afirmou que é preciso garantir que o continente “continue em paz” e fale em desenvolvimento. A declaração foi feita em evento na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).
Além disso, Lula disse que “não é possível imaginar um país rico cercado de países pobres”. Segundo o presidente, o Brasil, como irmão maior dos países da América do Sul, precisa ter a responsabilidade de fazer com que os países vizinhos tenham crescimento econômico também.
É preciso aprimorar nossa política de relações externas. O Brasil tem que ter a grandeza de ser humilde e compartilhar tudo aquilo que pode acontecer com o povo brasileiro com o povo dos países vizinhos, porque, somente assim, a gente vai garantir que esse continente continue em paz, que não fale mais em guerra e fale só em desenvolvimento, educação, saúde, direito do povo trabalhador, indígena e quilombola de viver num mundo mais tranquilo e pacífico. Nós temos o direito de crescer e de distribuir esse crescimento com a população. Um país do tamanho do Brasil é um país que tem que combinar seu crescimento econômico com o crescimento econômico do seu parceiro. Não é possível imaginar um país rico cercado de países pobres por todos os lados. O Brasil, como irmão maior dos países da América do Sul, tem que ter a responsabilidade de fazer com que os outros países cresçam junto conosco.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024