Lula indica dois ministros para o STJ: José Afrânio Vilela e Teodoro Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quarta-feira (6) os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Santos para as duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lula escolheu os desembargadores a partir da lista quádrupla formada pelos ministros da Corte no final de agosto. Além de José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, também disputaram as indicações os desembargadores Carlos Vieira von Adamek (SP) e Elton Martinez Carvalho Leme (RJ).
Na semana passada, o chefe do Executivo já havia indicado a advogada Daniela Teixeira para a vaga destinada a OAB e agora decidiu sobre as duas vagas de Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais (TRFs). Daniela, Afrânio e Teodoro terão que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e por votação no plenário da Casa.
Perfil dos indicados
– José Afrânio Vilela é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Corte em que ele foi vice-presidente de 2018 a 2020. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, tem curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Gestão Judiciária, pela Universidade de Brasília (UnB). Afrânio exerceu a advocacia em Minas Gerais, e já atuou como advogado do Banco do Estado de Minas Gerais e da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais.
– Teodoro Silva Santos é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tem especialização em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito Constitucional pela Unifor, além de mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição.
– Daniela Teixeira é mestre em direito penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Integrou a comissão de reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro da Câmara dos Deputados. É a única mulher presente nas 2 listas enviadas ao presidente.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024