Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

‘Será um dia pacífico’, diz Celina Leão ao assinar Protocolo de Operações Integradas com Ministério da Justiça e Segurança para 8/1

Nesta quinta-feira (4), no Palácio do Buriti, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinaram o Protocolo de Operações Integradas (POI). O documento planeja e define a atuação dos órgãos de segurança pública do DF no dia 8 deste mês, data que marca o primeiro ano dos ataques às sedes dos Três Poderes. 

Marcado para a próxima segunda-feira (4), o evento do 8 de Janeiro reunirá autoridades no Salão Negro do Congresso para relembrar as invasões e celebrar a democracia. Presente no evento de assinatura, a governadora em exercício Celina Leão (PP) destacou a importância do protocolo e afirmou que toda segurança pública estará integrada em prol da democracia na data. 

Esse protocolo representa um monitoramento de 100% das ações relacionadas ao 8 de Janeiro para que, independentemente de ideologias políticas, as pessoas tenham o direito de deixar suas mensagens democráticas nesse dia. Será um dia pacífico. A segurança pública toda estará integrada em um único movimento, em prol da democracia.

Celina Leão, governadora em exercício do DF

Medidas preventivas 

Entre as principais medidas a serem adotadas no dia está o reforço do policiamento na Esplanada dos Ministérios, com 250 homens da Força Nacional de prontidão na área do Palácio do Planalto e serão instalados de forma preventiva gradis em torno do Congresso Nacional e nas imediações da Avenida José Sarney. Além disso, as vias da Esplanada serão balizadas e monitoradas por meio de câmeras e drones, com imagens transmitidas ao vivo para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página