Haddad diz que Orçamento de 2024 ‘possivelmente terá contingenciamento’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (16) que o Orçamento de 2024 “possivelmente” enfrentará contingenciamento e bloqueio de verbas. Ele destacou que o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, a ser divulgado na próxima segunda-feira (22), será crucial para determinar os cortes necessários visando o cumprimento dos limites de gastos estabelecidos pelo novo arcabouço fiscal.
De acordo com Haddad, tanto o contingenciamento quanto o bloqueio representam medidas temporárias de contenção de despesas. Enquanto o bloqueio é acionado quando os gastos excedem o limite de 70% do crescimento da receita acima da inflação, o contingenciamento é utilizado diante da insuficiência de receitas para alcançar a meta de resultado primário.
Haverá possivelmente tanto bloqueio quanto contingenciamento, caso algumas despesas ultrapassem os 2,5% de crescimento acima da inflação. Estamos trabalhando para avaliar quais serão os ajustes necessários.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024