CLDF aprova PL de Roosevelt para disciplinar termos relacionados a cartórios e evitar fraudes
O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nessa terça-feira (29) o Projeto de Lei nº 130/2023, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL), que estabelece regras para o uso dos termos “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial”. A iniciativa busca proteger o consumidor e evitar confusões com serviços particulares que possam simular funções de cartórios. Com a aprovação em dois turnos, a proposta agora segue para sanção do governador.
O deputado Roosevelt destacou a crescente oferta de serviços de intermediação e transações imobiliárias feitas por particulares que utilizam termos típicos de cartórios. Com o avanço das assinaturas digitais, despachantes e outros intermediários têm explorado essa similaridade, o que pode levar consumidores a acreditarem que estão diante de serviços oficiais fiscalizados pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios.
Usam expressões como reconhecimento de firma, autenticação e tabelionato, o que gera confusão e pode resultar em fraudes, levando o cidadão a confiar em atos particulares como se fossem públicos.
Roosevelt Vilela, deputado distrital
Da Redação
- ‘Não vou botar câmera em policial de maneira alguma’, diz Caiado a Lula em reunião sobre PEC da Segurança - 31 de outubro de 2024
- GDF: Celina participa do lançamento do projeto Reconstruindo Sorrisos - 31 de outubro de 2024
- Em Brasília, Caiado recebe homenagem por 1° lugar de Goiás no Ideb - 30 de outubro de 2024