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Satisfação com atendimento do Detran-DF cresce e número de reclamações cai
A Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou um aumento significativo na satisfação dos usuários em 2024. O índice subiu de 35% para 57%, reflexo da modernização no atendimento e da adoção de um manual de procedimentos que reduziu o tempo médio de resposta para nove dias. Paralelamente, a quantidade de manifestações caiu 26%, passando de 22.371 em 2023 para 16.509 neste ano.
Entre as principais reclamações recebidas pela Ouvidoria, a fiscalização lidera com 4.327 registros, seguida por sinalização e engenharia (2.418), veículos (2.199) e habilitação (513). A presença do órgão em fiscalizações de estacionamento irregular e som automotivo está entre as demandas mais recorrentes. No caso da sinalização viária, pedidos de quebra-molas e faixas de pedestre são os mais solicitados.
A ampliação da equipe e a adoção de estratégias para otimizar o atendimento permitiram ao Detran-DF reduzir o número de demandas pendentes. Em janeiro de 2023, havia cerca de três mil solicitações em atraso. Com plantões especiais e mudanças nos procedimentos, esse número caiu para 900 em maio e foi zerado em julho do mesmo ano.
Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do cidadão que busca os serviços da Ouvidoria. Esse canal de comunicação direto com o usuário serve de termômetro para que possamos aprimorar a prestação de serviços à população do DF.
Takane Kiyotsuka, diretor-geral do Detran-DF
Da Redação
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