
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
SENADO: Damares defende pais de crianças autistas e critica acusações de fraude em benefícios sociais
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) saiu em defesa dos pais de crianças autistas após críticas nas redes sociais que sugerem a existência de uma “fábrica de laudos” para fraudar benefícios sociais. O pronunciamento foi feito nesta quarta-feira, 18, durante sessão no Senado, no Dia do Orgulho Autista.
Damares classificou as acusações como um “discurso de ódio” e rebateu a ideia de que haveria um esquema para obtenção indevida de direitos. Segundo ela, o aumento no número de diagnósticos é reflexo de um atendimento mais eficiente na rede pública de saúde.
“Tenho visto ultimamente um discurso absurdo de que os pais estão numa grande indústria de produção de laudos. Isso é muito ruim”, afirmou. A senadora destacou que a melhora no preparo dos profissionais e a maior rapidez nos diagnósticos explicam o crescimento no número de laudos.
Damares também pediu que eventuais fraudes sejam apuradas de forma individual, sem generalizações. “Se um ou outro profissional da área da saúde mental fraudou, que ele responda por isso. Mas vamos ter respeito às pessoas com autismo”, declarou.
Da Redação
- Bolsonaro é indiciado pela PF às vésperas de julgamento no STF - 21 de agosto de 2025
- Bombeiros do DF investem em tecnologia para aprimorar resposta a emergências - 20 de agosto de 2025
- ENTORNO: Delegacia da Mulher de Valparaíso recebe scanners do Conselho da Comunidade - 20 de agosto de 2025