Foto: Divulgação/MAPA

Senadores solicitam investigação sobre envio de sementes chinesas

Por Gabriela Gallo

Na última segunda-feira (30) foi solicitado um inquérito de investigação acerca do envio não solicitado de sementes pelos senadores Plínio Valério (PSDB –AM) e Álvaro Dias (Podemos –PR). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisou até agora 36 pacotes e, segundo as análises feitas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), 47% das amostras contêm pragas inexistentes no Brasil e que podem apresentar risco de causar danos fitossanitário na agricultura. “Uma questão essencial segue sem resposta: qual era o objetivo de quem enviou essas sementes ao Brasil? Será que queriam prejudicar a nossa agricultura?”, manifestou Álvaro Dias em suas redes sociais.

O governo chinês alegou que as amostras não foram enviadas por eles. As sementes começaram a serem enviadas em setembro deste ano e já foram enviadas para outros países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

O primeiro caso no Brasil aconteceu em Santa Catarina, com a chegada gratuita dessas amostras junto de uma compra em um site asiático. As sementes já chegaram em oito estados brasileiros pelos Correios.

O ministério pede cuidado e que não abram as amostras das sementes. No caso de pessoas que as plantaram, devem entrar em contato para agendar o recolhimento do material.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *