Foto: Ed Alves/CB/D.A PRESS

GDF: Governo abre mais 100 leitos de UTI e Ibaneis negocia usar leitos da rede privada

Por Gabriela Gallo

O Governo do Distrito Federal anunciou a abertura de 100 novos leitos para pacientes com Covid-19 nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Na próxima semana, serão abertos 36 leitos e em até 10 dias, 60. A medida foi determinada após casos de novas variantes do coronavírus serem detectados no DF e da chegada de novos pacientes fora da capital federal. Nesta quinta-feira (18), dos 162 leitos disponíveis no DF, 87,5% encontram-se ocupados.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) busca conseguir, com recursos do Ministério da Saúde, novas vagas para a população na rede privada do DF. Segundo ele, para o pagamento dos leitos em unidades de saúde particulares “é mais justo que o pagamento fosse feito por UTI usada”.

Abastecimento

Além dos leitos, a Secretaria de Saúde (SES) informou que o DF tem estoques de cilindros de oxigênio suficientes para atender a população, já que o contrato da SES é por metro cúbico abastecido. A pasta também ressaltou que pretende continuar a campanha de vacinação até o dia 22 de fevereiro, agora incluindo idosos de 79 anos. Entretanto, a campanha de imunização terá que ser interrompida se não chegarem novas doses.

Não são apenas pessoas que moram no Entorno, mas também de cidades mais distantes — da Bahia, de Minas e até do Piauí — que estão buscando atendimento aqui.[…] Conseguimos leitos para todos, mas a situação tem se agravado na medida em que essa eficiência atrai moradores de outras cidades. Mas todos serão acolhidos. Estamos trabalhando para reforçar nossa rede

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *