Foto: Reprodução

A falsa “medicina” de Marconi Perillo

Por Fred Lima

Na Idade Média, o mundo teve que enfrentar a pandemia conhecida como Peste Bubônica, causada pela bactéria Yersinia Pestis, que se dissemina pelo contato com pulgas e roedores infectados. Historicamente, a doença é considerada a causadora da Peste Negra, que matou entre 75 milhões e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia.

Naquele tempo, os médicos utilizavam máscaras com bico de pássaro que pareciam um tucano porque acreditavam que evitava que o miasma (conjunto de odores fétidos que vinham de matéria orgânica em putrefação e da água contaminada) chegasse às narinas. Com o avanço da medicina se descobriu que a medida sanitária era inútil.  

Hoje, com a pandemia da Covid-19, alguns políticos resolveram bancar os médicos mascarados de tucanos do século XIV, que apresentam diagnósticos surreais, sem compromisso com a verdade. É o caso do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Após sua prisão em 2018 na Operação Cash Delivery, que investiga pagamento de propinas em campanhas eleitorais, o tucano perdeu a eleição para o Senado e resolveu sair de cena. Tentou regressar nas eleições 2020 como avalista político, mas a acachapante derrota de seus aliados para as prefeituras do entorno do DF fez com que se recolhesse definitivamente em um ostracismo que parecia não ter fim. 

Com a segunda variante do coronavírus, Marconi decidiu sair do ninho e pôr a máscara de médico medieval, culpando o governador Ronaldo Caiado (DEM) por todas as mazelas do estado na área de saúde, se esquecendo que governou Goiás por quatro mandatos. Enquanto o atual governador se formou em medicina e entende de saúde pública, Perillo apresenta “receitas” populistas para que o estado saia da crise, querendo que Caiado resolva em dois anos e três meses de gestão o que não conseguiu sanar em 16 anos que esteve à frente do Palácio das Esmeraldas.

Na Peste Bubônica, o médico se transformou em “tucano” para evitar a contaminação, o que não adiantou. Na Peste Chinesa (Covid-19), o tucano voa de seu ninho infestado de piolhos para posar de “médico”, preocupado com a saúde da população, se esquecendo de seu escuso passado.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *