Foto: Reprodução/ Facebook

SENADO: Pacheco lê requerimentos da CPI da Pandemia e abre prazo para líderes partidários indicarem membros

Por Gabriela Gallo

Nesta terça-feira (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), leu o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Os requerimentos foram solicitados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Girão (Podemos-CE). A medida autoriza a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e possíveis omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19, além de poder apurar eventuais irregularidades em estados e municípios.

Após a leitura do pedido de criação, rito legislativo da Casa, o requerimento deve ser publicado no Diário Oficial do Senado. Após, a comissão de inquérito é considerada oficialmente criada. Feita a leitura, abre-se prazo de até dez dias para os líderes partidários indicarem os membros da CPI.

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, apresentou um pedido referente à segurança sanitária na CPI da Pandemia. Ele alegou que a CPI não poderia funcionar virtualmente e, portanto, os parlamentares, jornalistas e assessores teriam de ser vacinados antes. Na pratica, a questão de ordem apresentada pode inviabilizar o funcionamento da CPI. Pacheco ainda não avaliou o pedido.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *