Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Ministro da Energia reforça importância de privatização da Eletrobras

Por Gabriela Gallo

Em entrevista ao programa “Sem Censura” da TV Brasil na noite dessa segunda-feira (17), o ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque, enfatizou a, segundo ele, necessidade de privatização da Eletrobras para a redução das tarifas de energia elétrica. O ministro explicou que, devido à baixa média de chuvas no país nos últimos 7 anos, se tem usado as usinas termoelétricas, o que tende a tornar a energia mais cara, mas garante a segurança energética do país. Apesar disso, Albuquerque reforçou que, com a ajuda do Congresso Nacional, foram decretadas medidas para que “as tarifas não crescessem no ano de 2020, como também no ano de 2021”; o governo federal tenta fazer o mesmo para 2022.

Nos últimos dois anos, o Brasil realizou diversos leilões de geração de energia e, dentre eles, 85% foram de energia renovável, como eólica, solar, biomassa. Segundo o ministro, o Plano Nacional de Energia de 30 anos prevê uma expansão de 10 gigawatts na geração nuclear no país para manter o equilíbrio da matriz energética.

“A capitalização da Eletrobras vai permitir que metade da outorga dela vá para aquele parte da tarifa de energia elétrica que são os tributos, os subsídios e também a parte que engloba toda a parte tributária. Isso vai ser muito benéfico para o consumidor e a Eletrobras vai poder fazer os investimentos que hoje ela não tem capacidade de fazer”, disse o ministro.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *