Fotos: ABr/Câmara

NA LUPA: Vice de Ibaneis em 2022 deve ser uma mulher

Por Fred Lima

Há 19 anos, Joaquim Roriz abdicou do apoio do pastor Benedito Domingos, seu vice, para ter uma figura feminina em sua chapa. Maria de Lourdes Abadia foi a escolhida. Com o ato, o então governador desagradou os evangélicos, mas ganhou a simpatia das mulheres. Hoje, o público feminino representa 54% do eleitorado brasiliense. Sendo assim, há uma grande chance do governador Ibaneis Rocha (MDB) repetir Roriz e preferir que uma mulher seja sua candidata a vice. Se isso acontecer, o grupo evangélico, dessa vez capitaneado pelos deputados republicanos Júlio César e Rodrigo Delmasso, pode ficar a ver navios.

Leoa ou arruda?

Uma leoa é conhecida por sua bravura e proteção. Já o galho de arruda tem a fama de expulsar energias negativas e trazer sorte. Nas negociações pela vaga de vice de Ibaneis, a deputada federal Celina Leão (PP-DF) é a mais cotada. Mesmo não sendo o nome cogitado pelo grupo evangélico, Celina é protestante. Só que não é inteligente subestimar o poder dos Arruda. Se o senador Reguffe (Podemos-DF) for candidato à reeleição, a ministra-chefe da Secretaria de Governo da presidência, Flávia Arruda (PL-DF), pode ser a favorita para ocupar a vaga que hoje é de Paco Britto (Avante), caso queira.

Terra do Nem

Em 2002, o entorno foi crucial para garantir a vitória apertada de Roriz sobre Geraldo Magela. Vinte anos depois, com uma população bem maior, a região deve ser mais uma vez determinante para reeleger outro governador. Para isso, Ibaneis tem de construir pontes com os prefeitos, melhorando o diálogo e propondo parcerias, especialmente no combate ao coronavírus e na construção do trem Luziânia-Brasília.

Estrategista

Em entrevista ao programa Roda Viva nessa terça-feira (12), o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que “jamais gravaria o presidente”. Contudo, deixou a entender que seu irmão, Luiz Ricardo Miranda, pode ter gravado. Quem conhece o parlamentar sabe que ele age de forma planejada. Jamais daria um tiro de bazuca no próprio pé.

DEM dividido

Enquanto Miranda e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), alfinetam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da legenda, ACM Neto, faz acenos ao Planalto. O sonho do neto de Antônio Carlos Magalhães é ser vice do presidente ano que vem. Tal ideia conta com a disposição do ministro-chefe da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni.

Medalhões vs. novatos

Fábio Félix (Psol), Júlia Lucy (Novo), Valdelino Barcelos (PP), Daniel Donizet (PL), Reginaldo Sardinha (Avante) e Leandro Grass (Rede) vão, mais uma vez, necessitar do quociente eleitoral para serem reeleitos na Câmara Legislativa do DF. A disputa do próximo ano promete ser mais acirrada devido a provável candidatura de ex-distritais conhecidos pela população, como Bispo Renato (PL), Joe Valle (PDT), Washington Mesquita (PTB), Wellington Luiz (MDB), Luzia de Paula (PSB), Telma Rufino (Pros) etc. Se no pleito passado o eleitor optou pela novidade, em 2022 pode ocorrer o contrário.

Da Redação

Fred Lima

2 thoughts on “NA LUPA: Vice de Ibaneis em 2022 deve ser uma mulher

  1. Celina Leão pode ser a vice do governador ela é uma mulher incrível incentivadora forte e destemida não foge à luta fica a diga escolhe ela Governador Ibaneis Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *