Foto: Agência Senado

CPI DA COVID: Aziz adia apresentação e votação do relatório final após vazamento de trechos

Por Sabrina Santos

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), resolveu adiar para esta quarta-feira (20), a apresentação do relatório final da CPI após trechos do texto vazarem para a imprensa. A divulgação das informações desagradou os membros do G7 e Aziz que afirmou que o vazamento do parecer foi ‘deselegante’.

Além disso, o presidente do colegiado ainda reforçou que o relatório não poderia ser votado com crítica a alguns pontos, como o que propõe o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por 11 crimes. A votação do texto será no dia 26, após a aprovação, o relatório será encaminhado aos órgãos de controle, que poderão abrir processos sobre os supostos crimes apontados.

Não é discordância. É porque o que vazaram, vazaram pontualmente, e só as tipificações. A gente não tem o embasamento. Nenhum senador viu o documento ainda. Fui aconselhado por vários juristas a ter a cautela necessária para que alguém não entre na Justiça dizendo que não teve direito de defesa porque o prazo é muito exíguo. Relatório com mais de mil páginas você não analisa em minutos. Apenas em um dia as pessoas ainda não teriam dados suficientes para questionar pontualmente alguma coisa.

Omar Aziz, senador da República

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *