Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Em evento do Codese, GDF apresenta meta para construção de 80 mil moradias populares

Nesta terça-feira (6), em encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF), o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, detalhou a meta para construir 80 mil moradias populares nos próximos oito anos.

Na ocasião, o secretário afirmou que a construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda é um dos principais projetos do segundo mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB) e destacou que o governo pretende entregar 43 mil moradias até 2026, e deixar as outras 37 mil com projetos prontos.

Além disso, o secretário afirmou que seis projetos de lei que preveem a simplificação das liberações das áreas e redução das taxas, incentivando os empresários e empreendedores a participarem do programa de moradia popular serão encaminhados à Câmara Legislativa (CLDF). A explicação do secretário foi endossada pela vice-governadora Celina Leão, que também participou do evento.

Isso é uma visão estratégica do governo, vendo a necessidade da população realmente de buscar acesso à moradia de qualidade, com custo acessível. O GDF tem feito reuniões para destravar esse projeto de moradia popular, e o governador Ibaneis Rocha tem sido muito firme nessa pauta, chamando os secretários, e também alinhado com o Codese e todo o sistema produtivo.

Celina Leão, vice-governadora do DF

Parcerias

O plano envolve as secretarias de Governo (Segov) e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o Instituto Brasília Ambiental, a Agência de Desenvolvimento (Terracap), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e o Banco de Brasília (BRB). Também há a necessidade de apoio do governo federal para financiar essas obras, em consonância com os objetivos da União para as habitações populares.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *